sexta-feira, 6 de abril de 2007

O Otaku

Otaku é um termo usado no Japão para designar um fanático por determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos com tendência a se isolar socialmente, que se atiram de forma obssessiva a um passatempo qualquer.
No ocidente, a palavra é utilizada erroneamente como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de anime e mangás e de falantes do idioma japonês, sendo portanto desconhecido para o grande público.
O termo foi introduzido no Brasil provavelmente pelos membros da colônia japonesa existente no país, mas ficou restrito às colônias e ao seu sentido original. Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis, ocorrida no final da década de 80, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou.
Utilizou-se provavelmente pela primeira vez a palavra "otaku" com seu sentido pejorativo no mercado editorial brasileiro, para agrupar pessoas com uma preferência por animação e quadrinhos japoneses. Como pôde ser percebido mais tarde, o significado original do termo e a visão pouco favorável que a sociedade japonesa tinha dos otakus não foi citada: o termo surgira como sendo somente um rótulo utilizado por fãs de anime e mangá no Japão.
A omissão de explicações precisas sobre o termo e a posterior popularização de seu sentido distorcido teve repercussões logo de início: fãs de anime mais velhos e membros da comunidade japonesa que conheciam o sentido original do termo antes da popularização do mesmo foram os primeiros a protestar contra a popularização da distorção do significado da palavra, sendo prontamente rotulados de "anti-otakus", por supostamente "transformar o termo em algo pejorativo". As discussões sobre o termo dentro da comunidade de fãs de anime se iniciaram, sendo esta a primeira possível polarização aceitável como tal dentro da comunidade: muitos membros se denominavam como "fãs de anime" em tentativa de escapar do rótulo de otaku, por saberem do significado pejorativo que a palavra carrega e admitirem tal significado como o correto; enquanto outra parte se denomina prontamente como otaku e prega que não há sentido pejorativo na palavra.
As discussões continuam até hoje e até agora não se chegou a uma decisão unânime sobre qual seria o sentido mais aceito pela comunidade: o original, de fanático por algo; ou o novo, que descreve de forma genérica os fãs de quadrinhos e animações japonesas. Porém, deve-se observar que lingüisticamente deveria se utilizar a palavra somente em seu sentido original, como foi citado anteriormente no artigo.
Mesmo sem saber qual seria o real significado da palavra, aceito o sentido pejorativo imposto ao termo "otaku". Descobri na intenet, rede mundial de computadores um teste para "medir o grau" dos "otakus". Estou realizado. Fiz o teste e comprovei que realmente faço jus ao título. Agora só falta aprender japonês para aumentar o meu nível.

Total de pontos: 83
Máximo de pontos: 186
Pureza Otaku: 45%
Nivel 4: Otaku
Quem quiser conferir o teste é soh clicar no link abaixo:
PS.: Faço jus ao título referindo-me ao segundo significado da palavra. E proponho ao senhor Aurélio Buarque de Holanda a introdução do termo "otaku" na sua próxima coletânia, com os dois significados.

Nenhum comentário: