quarta-feira, 19 de novembro de 2008

93 pontos

Depois de meses lendo a respeito, semanas escrevendo e muitas noites de sono perdidas, esse foi o resultado do meu penoso Trabalho Cruis Cred... ops! Trabalho de Conclusão de Curso. O meu tema prezou pelo ineditismo ao falar sobre os mangás, as (nem) tão famosas revistas em quadrinhos japonesas. Em suma, foi uma tese bem escrita e fundamentada em argumentos de pesquisadores do mundo dos quadrinhos. Adorei escrever sobre o tema, pois sou admirador incondicional dessas revistas, contudo, tenho que dizer que é horrível apresentar.
Para me sentir seguro, tive a precaução de lotar a sala e convidar as duas professoras que me ajudaram nos primeiros passos da proposta, Lucimar e Fátima. Desde o início, eu sabia que 15 minutos não seriam suficientes para dizer tudo o que eu achei de interessante sobre o tema, mas por sorte minha, os avaliadores haviam esquecido seus relógios. Depois de 22 minutos e 7 segundos, veio a pior parte: a crítica. Você fica ali na frente como um enfeite enquanto os avaliadores indicam os defeitos do seu trabalho, o que não é uma sensação muito boa.
As críticas proferidas pela professora foram realmente muito severas, mas, como diria o guru Pai Mei, quando você não tem nada a criticar no texto ou no contexto, você critica na forma e as críticas ao meu trabalho se resumiram ao método científico utilizado na minha abordagem. Ao falar sobre a falta de metodologia e criticar a colocação das referências em notas de rodapé, a professora aterrorizou os alunos que assistiam à apresentação, provocando comentários entre os ouvintes, e de certa forma desnecessárias, tendo em vista a nota do trabalho.
O mais importante disso tudo é o conhecimento que eu adquiri sobre as revistas em quadrinhos, o que me incentivou a virar um pesquisador da área. Espero que meu próximo trabalho científico seja mais bem trabalhado e que eu não encontre na banca avaliadora uma professora no fim de sua existência no magistério.

3 comentários:

lalinho disse...

Vei esse comentário do Pai Mei é muito real. Olhe uma discussão de duas pessoas incultas por exemplo, sempre acabam falando mal dos defeitos físicos um dos outros, pois não tem argumentos pra discutir intelectualmente. O mesmo caso foi o seu, a ex-professora não sabia o que era um mangá (algo que ela devia saber como educadora, pois eles já estão na sala de aula) e como ela tinha que fazer um comentário e achar um defeito foi criticar a forma.

com o passar do tempo, a forma muda. Seu tcc pode virar e-book, pode ser postado num blog, mas o que ta escrito ali ainda vai servir um dia de pesquisa pra alguém, indepentende de como estão as referências.

Ana disse...

Tchô seu TCC foi show!

Bruno Dancing disse...

eu queria ter visto
pq vc foi escolher a terça e nao a quarta?