sábado, 6 de fevereiro de 2010

Kamigawa hurts

Quando penso no fim que tomaram minhas cartas do famoso card game Magic: The Gathering tenho todos os motivos para sim entrar em depressão. É um jogo muito bem elaborado que a cada ano vai ficando mais complexo e difícil de acompanhar, mas que marcou uma boa época da minha vida. O interessante nem eh o jogo entre si, mas as histórias criadas pelas cartas, que formam um mundo alternativo digno de um best-seller em vários volumes. Quando vejo as pessoas jogando sem conhecer a história dos personagens e sem mesclar os efeitos das cartas que produzem os combos invencíveis, sinto muito pesar. Mas gostaria de retratar uma das histórias mais bem elaboradas neste jogo (com a qual tenho me identificado um pouco ultimamente).
Quando Takeshi Konda decidiu obter aquilo que não lhe pertencia, ele acabou desencadeando uma guerra entre dois mundos. Porém, se aquilo que foi tomado não era da posse de Konda, de quem seria? Certamente, não da posse de O-Kagachi, o kami supremo que guarda o limite dos dois mundos. Aquilo que foi tomado tinha vida própria, capaz de tornar indestrutível tudo o que ela quisesse.
Konda queria ter para si a maravilha daquele poder encantador, sem ter reparado seus defeitos nem as consequências que aquilo poderia lhe trazer. Aquilo que foi tomado ofereceu a ele toda sua pureza para que criasse seu mundo perfeito. Mas Konda não esperava que O-Kagashi viria atrás daquilo que lhe pertencia de alguma forma. Ela, que queria pertencer a O-Kagashi, parou de ajudar Konda na construção de seu império, mas percebeu que o kami supremo já não era mais o mesmo, estava tomado pela fome e pelo desejo. Seria O-Kagashi o verdadeiro traidor de Kamigawa? Ou seria Konda, que imaginou um mundo indestrutível, perfeito demais para que os deuses o permitissem?
Aquela que foi tomada encontrou refúgio em Toshi Umezawa, que a levou até Michiko Konda, a quem pode se unir para acabar com a guerra entre os dois mundos. O-Kagashi não se importou de ter perdido seu maior tesouro e voltou para o mundo dos kamis depois de causar o maior estrago na terra de Konda, que, por sua vez, foi derrotado e banido do mundo que ele próprio havia criado. Aquela que foi tomada recompensou Toshi por resgatá-la e uniu-se a Michiko para proteger Kamigawa das ameaças que viriam mais tarde. Estará ela preparada para o que o futuro lhe reserva?
Quando se fala em card games, nem sempre os melhores decks são aqueles que contém cartas raras. Uma boa mistura de propriedades comuns com características marcantes de fator incomum pode construir o bom baralho do jogador. O desafio é encontrar o incomum onde há tanta coisa comum, pois as raridades não passam de uma lenda (e só podem ser usadas uma vez...).

Nenhum comentário: